Cortinas na decoração de sala

As cortinas são peças fundamentais para que qualquer ambiente fique bem decorado. Elas praticamente vestem a casa, dando um toque especial para cada lugar. Um quarto sem cortina fica esquisito, sem graça. Uma sala de estar sem cortinas então… Não tem jeito. Além de atuar na decoração da sala, as cortinas são super funcionais. Elas permitem que o clima ideal seja criado em qualquer momento, sendo que existem diferentes tipos e cada um com uma finalidade.

decoração-de-sala-cortinas-01

Qual tipo escolher para a decoração de sala?

Na hora de escolher o tipo ideal de cortina é preciso ter em mente qual decoração de sala você deseja. O tom do tecido influi muito, assim como o seu caimento. Geralmente na sala as pessoas colocam cortinas de tecidos mais leves e simples, como os feitos de algodão ou de linho, por exemplo. Caso o lugar tenha televisão é interessante apostar em tecidos um pouco mais pesados ou escuros, para que se possa criar aquele clima de cinema.

decoração-de-sala-cortina-03

Cortinas que vão do teto ao chão ficam muito bonitas, por isso, não economize no tecido, mesmo se a sua janela for pequenininha. E lembre-se: procure deixar o final da cortina a mais ou menos 1cm do piso. Outra opção de decoração de sala é fazer uso de persianas, mas prepare o bolso, pois elas são bem mais caras. Disponíveis em modelos verticais, horizontais ou em rolo, as persianas permitem um maior controle da luminosidade, além de garantir a privacidade da família. Por outro lado, as cortinas de tecido são baratas e em lojas especializadas é possível encontrar diferentes estampas. Você pode encomendar uma do tamanho que quiser e ainda vai combinar certinho com o restante da sala. Falando em combinar…

decoração-de-sala-cortina-04

Escolhendo a cor

Fica sempre aquela dúvida: com o que a cortina deve combinar? Na realidade é uma questão de gosto pessoal. Tem gente que acha bonito combinar tudo na sala, outras pessoas preferem usar uma mesma paleta de cores e só remeter à combinação. Se você não sabe muito bem o que quer faça o básico e não se comprometa: escolha uma cortina de cor branca ou preta. Venezianas de madeira também ficam bonitas.

decoração-de-sala-cortina-02

 A decoração da sala tem que levar em conta a sua finalidade. Se a família vai passar um bom tempo lá assistindo a filmes, por exemplo, é legal escolher cores mais neutras, mas, se for uma sala para encontros com amigos e para jogar conversa fora, cores mais fortes podem dar outro clima ao ambiente. Uma opção legal são as cortinas blackout, que bloqueiam a passagem da luz, diminuem os ruídos e protegem os moveis dos raios solares.

As venezianas também estão disponíveis em diferentes materiais e cores, como o PVC, o alumínio e o poliéster. O uso de venezianas de poliéster é mais comum nas salas, sendo que as de madeira ficam muito bonitas em casas de praia ou em salas com um ar rústico. Uma decoração de sala sem cortinas não está completa. Escolha a que mais atende às suas necessidades e vista agora mesmo esse cantinho especial.

decoração-de-sala-cortina-05

Submit a Comment