Decoração de jardim

Para quem tem casa na cidade, no campo ou na praia, cuidar do jardim é fundamental. Além de bonita, a área verde estimula o bom humor, acalma e refresca. Com a chegada da primavera e do verão, a tendência é que cada vez mais se utilize este espaço. Pensar uma decoração de jardim que atenda às necessidades da família é algo importante, pois, assim, todos poderão desfrutar com prazer deste pedacinho de natureza.

Estilos e tamanhos 

Cada família tem um estilo de vida, e o ideal é que a decoração de jardim combine com ele. Famílias aventureiras e que gostam de esportes ao ar livre podem apostar em um cantinho para acampamentos. O plantio de árvores e a construção de um mini-lago vai ajudar bastante na brincadeira. Famílias que curtem ler um bom livro e tomar um vinho ao entardecer podem gostar de um jardim com espreguiçadeiras confortáveis, redes e grama baixinha. Além disto, é possível escolher entre jardins com estilos pré-estabelecidos como o zen, o contemporâneo e o mediterrâneo, por exemplo. Os de estilo zen combinam com uma decoração mais oriental, e neste caso é forte a presença de pedrinhas e de areia, ao invés de plantas. Já os de estilo contemporâneo tendem para o uso de designs geométricos, tanto nos móveis como nas plantas. Por outro lado, nos jardins de estilo mediterrâneo é comum a utilização de decks de madeira e o plantio de árvores de médio porte, para a obtenção de boas sombras.

Tanto jardins pequenos quanto grandes merecem cuidado. É preciso pensar com calma quais plantas, flores e árvores serão utilizadas na decoração de jardim, portanto, o ideal é pedir ajuda para alguém da família ou para um especialista. Jardins pequenos necessitam ter o espaço super aproveitado, e os móveis devem ser escolhidos com cautela. Já os grandes precisam de um planejamento específico com relação ao plantio, enquanto que o posicionamento do mobiliário fica mais facilitado. Em todos os casos, o uso de móveis feitos a partir de fibra sintética e de alumínio é o mais indicado, pois são duráveis e leves, o que protege da ação do tempo e facilita a remoção em épocas de chuva.

Decorando o jardim 

Para que a família aproveite ao máximo o jardim, este deve ser aconchegante e confortável. Crie ambientes sobre decks de madeira ou até mesmo sobre a grama, posicionando pufes, almofadas, cadeiras e espreguiçadeiras. Guarda-sóis fortes e resistentes são também indispensáveis, principalmente nos dias de sol. Antes de pensar quais plantas e flores irá utilizar em sua decoração de jardim, converse com um profissional ou dê uma pesquisada em revistas especializadas, para saber exatamente o cuidado que cada espécie requer. Para indicar a direção correta e facilitar a caminhada de volta ao lar, elabore caminhos feitos com pedras de vários tamanhos. Além de lindos, estes percursos ainda preenchem o espaço vazio entre as diferentes plantas.

A paleta de cores também faz muita diferença. Tenha atenção à mistura de estilos e de cores de plantas e flores, assim como às cores e estilos de vasos. Tons alaranjados, azuis e amarelos remetem ao Mediterrâneo, já os acastanhados e verdes lembram o Oriente. Para quem quer uma decoração de jardim rústica, tons de verde e de marrom não podem faltar, assim como móveis, flores e vasos em branco dão um ar de elegância ao local.

 design

Submit a Comment