Decoração de interiores: escadas

As escadas podem ir muito mais além do que você imagina, isto quando olhamos para elas com outros olhos. Foi-se o tempo em que esse elemento era um mero condutor para um nível acima ou abaixo da casa. Hoje em dia, elas são peças fundamentais na decoração de interiores, já que, devido ao tamanho, chamam bastante atenção.

Formas e materiais

Um degrau após o outro, isto é difícil de mudar, no entanto, a disposição, o formato, o tamanho e o material utilizado na construção de sua escada devem ser escolhidos com muito critério. Outro ponto importante é o uso de corrimão, que pode ou não ser incluído. Além disto, uma iluminação adequada nos degraus valoriza ainda mais a decoração de interiores.

Em ambientes pequenos, escadas helicoidais são ideais, pois não ocupam muito espaço e fazem a função. O material utilizado para tanto vai variar de acordo com o clima que você quer criar no local, por exemplo, escadas de madeira são boas para lugares acolhedores, de metal para áreas externas e de pedra para ambientes mais modernos.

Outra opção de estrutura são as escadas em U, que ficam lindas em salas de TV e em salas de estar. Caso você queira dar a impressão de que o local é maior do que parece, invista em degraus de vidro. Escadas de um só lance também podem ser construídas com os mais diferentes materiais. Degraus vazados entre si e sem uma estrutura aparente para os unir cria um efeito e tanto na decoração de interiores.

Otimizando a estrutura

Aproveitar bem cada espaço é fundamental, por isto, não deixe de lado o cantinho que sobra embaixo das escadas. Tem gente que monta um local para estudo, tem gente que cria jardins de inverno, outras pessoas colocam vasos, televisão, montam estantes, colocam sofás… A escolha vai de acordo com cada proposta de decoração de interiores. 

Uma dica bacana para quem tem muitos livros em casa, é aproveitar os espaços entre os degraus para guardá-los. Outra coisa legal é colocar vasinhos com flores nos degraus, assim como objetos de arte. Já em salas de música ou de TV é interessante cobrir os degraus com tecido, de forma a barrar os ruídos e de melhorar a acústica.

Em casas com criança dê preferência a escadas de madeira, pois geralmente escorregam menos e possuem quinas pouco cortantes. Caso tenha algum animal de estimação em casa, crie um lugarzinho só pra ele embaixo da escada, com certeza vai fazer sucesso. Gosta de tomar um bom vinho? Que tal montar uma bela adega climatizada embaixo da escada? E uma lareira para os dias frios? Aí o conjunto fica completo.

A escada também faz parte da decoração de interiores e não pode ficar em desarmonia com o restante dos móveis e objetos. Pense na estrutura que tem em casa e em como melhorá-la. Se a sua escada ainda está em construção, não deixe de refletir bastante sobre o material e o formato que irá ter. Decorar é gostoso e divertido. Solte a imaginação e transforme a sua escada.

Submit a Comment